terça-feira, 26 de maio de 2015

Arte Egípcia

Arte Egípcia

Egito: A arte da imortalidade.

Em vista de obsessão da sociedade egípcia com a imortalidade, não é de surpreender que a arte tenha se mantido sem mudanças por três mil anos. Sua alta preocupação era garantir uma vida após a morte confortável para seus soberanos, que eram considerados deuses. A colossal arquitetura e as obras-de-arte existiam para cercar o espírito do faraó de glória eterna.
Muito do que se conhece sobre o Egito antigo provém das tumbas que restaram. Como os egípcios acreditavam que, o espírito, do faraó era imortal, depositavam em sua tumba todos os seus bens terrenos para que eles usassem na eternidade. As pinturas e os hieróglifos nas paredes eram uma forma de inventariar a vida e as atividades diárias do falecido nos mínimos detalhes.
Os hieróglifos são cada um dos sinais da escrita de antigas civilizações, também se aplica, depreciativamente, a qualquer escrita de difícil interpretação, ou que seja enigmática.

Apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, e escribas conheciam a arte de ler e escrever sinais “sagrados”.





Hieróglifos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hier%C3%B3glifo

    Hieróglifo

   Hieróglifo é cada um dos sinais da escrita de antigas civilizações, tais como os egípcios, os hititas, e os maias. Também se aplica, a qualquer escrita de difícil interpretação, ou que seja enigmática. Apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, e escribas conheciam a arte de ler e escrever esses sinais "sagrados".

      Essa escrita era feita em papiro ou placas de barros.

Mais informações sobre o papiro


Nefertiti



Imagens egípcias








Sites para pesquisa e aprendizado sobre a Arte Egípcia.

Arte Egípcia.

Arte Egípcia.

Arte Egípcia.

Arte Egípcia.

Arte Egípcia.

Sites acessados dia 21 de abril de 2016 às 09:16

2 comentários: