Idade
Média: O Reino da Religião.
A
Idade Média compreende o milênio entre os séculos V e XV, aproximadamente desde
a queda de Roma até o Renascimento. No período inicial, chamado Idade das
Trevas.
Os
bárbaros destruíram o que levara três mil anos para ser construído. Mas a Idade
das Trevas foi apenas uma parte da história da Idade Média. Há muitos pontos de
luz na arte e na arquitetura, desde o esplendor da corte bizantina, em
Constantinopla, até a imponência das catedrais góticas.
Uma
vez que o foco cristão se dirigia para a salvação e a vida eterna, desapareceu
o interesse pela representação realista do mundo. Os nus foram proibidos e até
as imagens de corpos vestidos revelavam a ignorância da anatomia. Os artista
medievais se interessavam exclusivamente pela alma, dispostos principalmente a
iniciar os novos fiéis nos dogmas da igreja. A arte se tornou seva da igreja.
Os teólogos acreditavam que os cristãos aprenderiam a apreciar a beleza divina
através da beleza material, e o resultado foi uma profusão de mosaicos,
pinturas e esculturas.
Na
arquitetura, essa orientação para o espiritual tomou a forma de construções
mais arejadas, mais leves. A massa e o volume da arquitetura romana deram lugar
a edificações que refletiam o ideal cristão: discretos no exterior, mas
refulgentes com mosaicos, afrescos e vitrais espiritualmente simbólicos no
interior.
A
arte medieval se compõe de três estilos diferentes: bizantino, romano e gótico.
Idade de Ouro da Arte Bizantina.
O
bizantino refere-se à arte do Mediterrâneo desde 330 d.C., quando Constantino
transferiu o trono do Império Romano para Bizâncio, até a queda da cidade nas
mãos dos turcos, em 1453. Nesse ínterim, enquanto Roma era devastada pelos
bárbaros e declinava até se desfazer em ruínas, Bizâncio se tornou o centro de
uma brilhante civilização, combinando a arte primordial cristã com a predileção
grega oriental pela riqueza das cores e da decoração. De fato, a complexa
formalidade da arquitetura bizantinas deram origem ao sentido figurado atual da
palavra “bizantinismo”.
Mosaico
Uma
das maiores formas de arte, o mosaico, surgiu durante os séculos V e VI em
Bizâncio. Os mosaicos eram utilizados na propagação do novo credo oficial, o
Cristianismo, portanto o tema era a religião em geral.
As
figuras humanas são chapadas, rígidas, simetricamente colocadas, parecendo
estar penduradas. Os artesões não tinham interesse em sugerir perspectiva ou
volume. Figuras humanas altas, esguias, com faces amendoadas, olhos enormes e expressão
solene, olhavam diretamente para frente, sem o menor esboço de movimento.
Arquitetura
- Hagia Sophia
Quando
o imperador Justiniano decidiu construir uma igreja em Constantinopla, quis
fazê-la tão grandiosa quanto seu império.
A
Hagia Sophia (que significa “sabedoria sagrada”) mescla o grande porte das
construções romanas. Com um comprimento e que caberiam três campos de futebol,
combina a planta retangular de uma basílica romana com um imenso domo central.
Os arquitetos conseguiram esse vão graças à contribuição da engenharia
bizantina: pendentes de abóbada esférica. Pela primeira vez, quatro arcos
compondo um quadrado formaram um suporte para um domo.
Quarenta
janelas em arco envolvendo a base do domo criam a ilusão de que o domo repousa
sobre um halo de luz. Essa radiância das alturas parece dissolver as paredes em
luz divina, transformando o material numa visão do outro mundo. A obra fez
tanto sucesso que Justiniano se vangloriou: “Rei Salomão, eu vos sobrepujei!”
Ícones
Eram
pequenos painéis de madeira com imagens pintadas, supostamente com poderes
sobrenaturais. As imagens de santos e seres sagrados são rígidas, em pose
frontal, geralmente com halo e olhar fixo. Acreditava-se que os ícones tinham
propriedades milagrosas. Diz a lenda que uma imagem vertia lágrima, outra
emitia aroma de incenso. Fiéis mais ardorosos os carregavam para a guerra. Outros
gastavam a pintura de tanto beijá-los. Tão forte se tornou o culto o culto dos
ícones que eles foram proibidos, entre 726 e 843, por desobediência ao
mandamento contra a idolatria.
Orientações para
meus alunos do 6º anos B e C da
E. E. Floriano Viegas Machado.
Trabalho de
releitura referente aos Ícones da Arte Bizantina com elementos contemporâneos, usar a
criatividade e utilizar materiais diversos.
Exemplo pegar uma cópia de uma foto sua ou uma imagem de pessoa, colar na folha e fazer desenhos no fundo da folha, podendo ser figurativo ou abstrato como: linhas, formas geométricas, formas orgânicas, cores, pode usar tinta, lápis de cor, giz de cera, colagem...
Exemplo pegar uma cópia de uma foto sua ou uma imagem de pessoa, colar na folha e fazer desenhos no fundo da folha, podendo ser figurativo ou abstrato como: linhas, formas geométricas, formas orgânicas, cores, pode usar tinta, lápis de cor, giz de cera, colagem...
Fazer o trabalho
em folha de bloco de desenho ou cartolina em tamanho A 4 (medida de uma folha sulfite).
Entregar na
próxima aula dia 13 de novembro.
Valor 3,0 pontos
Bom trabalho!!!
Trazer dia 13-11 um pedaço de papelão, tinta guache e pincel, vamos fazer um trabalho para Feira do conhecimento valor 2,0.
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